sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Resenha: Nós no Subjetivo

Olá, pessoas! Tudo bem?
Fiquei sumida do Ig e do blog por algum tempo, por conta do trabalho e de uma extração de siso que me debilitou mais do que eu imaginava que iria debilitar.
Sem mais delongas, terminei esse livro repleto de reflexões filosóficas, que minha parceira, Hellen Cristina, cedeu para resenha.
Se você é daquelas pessoas que na hora do banho, ou antes de dormir, começam a se perguntar sobre o sentido da vida, da sociedade e coisas do tipo, leia!
A linguagem usada é mais formal, precisei prestar bastante atenção nessa leitura.

Livro: Nós no Subjetivo
Autora: Hellen Cristina
Páginas: 202
Editora: Skull

 "O objetivo do texto é a simplicidade, em síntese a monotonia do cotidiano, então não há grandes reviravoltas, aventuras e nem mesmo um arco definido, é como acompanhar esses personagens e suas famílias por um período de tempo."

Este é um livro complexo, no bom sentido, que aborda temas como: política, convivência em sociedade, comportamento humano, esteriótipos e relação familiar.

Os protagonistas tem 13 e 14 anos, mas não pense que irá encontrar uma história adolescente, disso eles só tem a idade. Os três tem pensamentos próprios, constantes questionamentos sobre tudo e sobre a vida, e Ana se destaca, parece obcecada com a ideia de viver de modo próprio, sem a menor influência de terceiros.

 Por se preocupar demais com isso, é incompreendida por parte das personagens, e confesso que um pouco por mim também, pois acredito que preocupação excessiva só piora tudo, mas cada um tem uma personalidade, como vemos nesse mesmo livro, e a dela é bem peculiar.

A ideia é justamente essa, pelo que pude perceber: fazer o leitor se questionar, refletir: por que somos quem somos? Por que vivemos como vivemos? Podemos mudar isso? Como o meio nos afeta?
Então não espere uma leitura para relaxar, tampouco ler rápido, é preciso bastante atenção para tentar compreender tantas reflexões. E nunca vi tantas em um livro só!
A escrita é diferente da que estou acostumada, me lembrou muito os livros da aula de Língua Portuguesa no ensino médio. Se prestamos bastante atenção, tiramos muitos aprendizados.

Se gostei? Bastante! E acredito que se você se interessa por sociologia, filosofia e temas assim, também vai gostar. E devido à linguagem, se você é um leitor "experiente", ou é hábil em interpretação de texto, melhor ainda!

Se, assim como Ana, Luiz e Diana, você é curioso e vive pensando sobre o assunto, vai amar!

Muito obrigada novamente, Hellen, pela confiança e parceria.

Beijinhos e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário