segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Resenha: Herdeiro do Ciclo + bônus


Nascido da honra, cultivado nos fortes e endurecido conforme o avançar da velhice. Yosef abandonará aquilo que faz os mais covardes oferecerem o pescoço sem ao menos piscar? O seu povo quer armas enquanto ele continua em busca do filho. Parte, é preciso partir mais uma vez. Aqueles que o acompanham não conseguem tirar dos corações a sensação de aventura. 


Porém, o servo dos Cinco do Ciclo que perdeu tudo, ainda possui sabedoria e tem o conhecimento dos perigos ao se cometer um crime contra o império de Numitor.


Aventura, crime ou necessidade? Em meio a essas perguntas o líder de Keltoi deposita as esperanças de todos na melhor cerveja dos quatro cantos do mundo. Como essa bebida tão popular ajudará a reerguer a vila incendiada pelas chamas do fanatismo?
Yosef não será o mesmo depois da empreitada e lhe será apresentado um novo mundo.
Uma nova nação pode ser um novo mundo.
Uma nova estrada pode ser um novo mundo.
Uma nova casa pode ser um novo mundo.
Mundos sempre são criados a partir da esperança.
Entretanto, o novo mundo a ser desbravado por Yosef foi criado a partir do medo.
Ele conseguirá salvar a si e aqueles que o cercam?

=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//

Quando você pensa que se impressionou o suficiente com "Os Cinco do Ciclo", está muito enganad@!

Em "Herdeiro do Ciclo", continuamos acompanhando o líder Yosef, que agora se vê sem chão ao se dar conta de que, tentando salvar algo tão importante quanto seus deuses, sua cultura e seu povo, acabou perdendo tudo com que mais se importava.

Com raiva do império a que sempre serviu sem questionar, e percebendo que de nada isso adiantou - pois, como todo o povo, sustentava com seu suor os luxos de homens poderosos que no fim só se preocupavam consigo mesmos -, resolve se unir à um sócio improvável (alguém de quem não gosta) para vender sua cerveja nos quatro cantos do mundo e conseguir moedas para encontrar seu filho e proteger sua terra e seu povo.

A partir daí conhecemos ainda mais personagens que amamos, alguns que não conhecíamos e até alguns a serem odiados. Eu gostaria muito de poder contar detalhes mas seriam spoilers. O que posso dizer é que o livro está extenso em páginas, muito bem recheadas de ação e aventura: quando você pensa que algo vai se resolver, acontece uma reviravolta de tirar o fôlego.

O livro superou qualquer expectativa que eu tive, o rumo que as coisas tomaram foi algo que eu nunca imaginaria, e próximo do final chorei e fiquei em choque. Sem dúvidas esse é meu favorito da série até agora! Aqui vimos a revolta de Yosef, o modo como ele engoliu o orgulho pra lutar por seu povo e seu filho, a coragem que ele demonstrou e acima de tudo, a humildade de alguém que apenas quer fazer o certo pra todos.

@eliasflamel5, muito obrigada por me permitir ler essa continuação fantástica! Muito obrigada pela paciência com minha demora na leitura e muito obrigada pela parceria! Eu adorei o rumo que as coisas tomaram, é diferente de tudo o que eu esperava e mesmo triste pela morte de personagens queridos, sinto que a história não poderia ser melhor! Gostei muito das lições sobre poder, orgulho, altruísmo e fé. De certo modo, todos podem se sentir representados de alguma forma nesse livro.

=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//=//

Bônus: relendo "Os Cinco do Ciclo":

Pude relembrar a riqueza da história criada pelo autor, que conta com cinco deuses nos quais Yosef e seu povo acredita: os senhores do céu, da terra, do Sol, da semente, da árvore e da morte. Vernum, Talaham, Mahalul, Síolta e Herba, e Nihaya.

"Os Cinco dos Ciclo" é um livro que, independente do tempo em que foi escrito, ou mesmo do tempo em que a história se passa, é extremamente atual.

Yosef, um homem de meia idade, marido, pai e também líder da vila Keltoi, é um homem de bom coração, que cumpre seus deveres da melhor maneira possível. É honesto, honrado, e serve ao império, Numitor, sem reclamar, pagando sempre os impostos no prazo.

Aquela vila cheia de abundância, felicidade, bons trabalhadores e pessoas felizes se sente ameaçada ao ver uma grande mudança acontecendo, e de repente todos sentem medo por sua cultura, seus deuses e tudo que sempre conheceram.

O autor nos mostra o cotidiano da família de Yosef, e também a linda cultura dos habitantes de Keltoi. Mas mais que isso, nos mostra como a riqueza e o poder corrompem aqueles que, ao invés de se preocupar com seu povo, se preocupam apenas com seu bem estar e vida luxuosa, e através dos olhos indignados do protagonista, sentimos esperança. O final é chocante, contrariando qualquer expectativa de desfecho que eu poderia ter e, sem dúvida, é uma história que nos dá muito em que pensar.
Gostei muito de reler e me relembrar do modo poético como Yosef encara a vida, dos personagens secundários muito bem construídos, das críticas sociais, e de como esse livro não é apenas uma capa bonita, e sim um universo inteiro em páginas.

Amei ainda mais a história depois de ler pela segunda vez.

Quem aí conhece essa história fantástica? Você já leu? Quer ler? Me conte aqui nos comentários, vamos conversar!

Lembrando que os e-books estão por R$ 5,99 cada na Amazon, e são gratuitos para assinantes do Kindle Unlimited.

Nenhum comentário:

Postar um comentário