Olá, pessoas! Tudo bem?
Que livro mais lindo e bem acabado! A editora simplesmente arrasou em cada detalhe, na capa e nas páginas!
Livro: Além da Magia
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Paginas: 398
Sinopse:
Apenas três coisas são importantes na vida de Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: Mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, que parecem fugir dela; e Pai, que sempre a amou. Certo dia, Pai desaparece de Farenwood levando consigo nada além de uma régua. Três anos depois desse acontecimento, Alice está decidida a encontrá-lo, pois ama seu pai ainda mais do que ama aventuras e está disposta a desbravar um novo mundo para trazê-lo de volta.
Para isso, ela terá que viajar pelo território mítico e perigoso de Furthermore, onde para baixo pode ser para cima, e esquerdo pode ser direito ou muito, muito errado. Alice precisará reunir toda a sua perspicácia para encontrar Pai e voltar inteira à Farenwood. E, nessa jornada, ela terá primeiro de encontrar-se em meio à sua própria magia junto a Oliver Newbanks, seu irritantemente novo companheiro de aventura.
Alice é uma menininha muito peculiar que acaba de completar 12 anos. Ela quase não tem cor e é vista com outros olhos em um mundo de pessoas extremamente coloridas: peles e cabelos verdes, azuis, vermelhos e de todas as cores que puder imaginar. É esperta e apesar da pouca idade, já teve seu coração partido pela falta de Pai, que sumiu.
"Cor era vida. Cor era tudo. Cor, entenda, era o símbolo universal da magia."
Oliver é um menino aparentemente irritante de 13 anos, que Alice não gosta nem um pouquinho, mas que de repente se vê obrigada a conviver em sua jornada para tentar encontrar Pai em Furthermore, lugar que pode ser encantador e aterrorizante ao mesmo tempo.
"Oliver não entendia que um coração partido que não recebesse cuidados por muito tempo deixava de bater. E Alice, cujo coração vivia seriamente partido já há alguns anos, precisava desesperadamente de alguém para desafogar sua dor."
Dito isso já podem imaginar a confusão: Alice não leva desaforo para casa. E a partir daí temos uma história narrada de um modo bem peculiar.
As palavras e expressões usadas pela autora (pelo menos na tradução), remetem à sentimentos e conflitos infantis, sem nunca ser infantil demais. É um livro de leitura extremamente agradável, que te prende do início ao fim, e que foca muito nas aventuras, deixando a conclusão curta, resumidamente explicada, mas nada insatisfatório.
"Esperança, entenda, era tudo o que Alice tinha, e ela se apegaria a essa esperança, chovesse chuva ou chovesse sol."
Uma das coisas mais lindas desse livro são as lições de amizade, amor, perdão e confiança. Alice se vê obrigada a confiar num garoto que nunca gostou, a aprender a deixar de lado mágoas e ressentimentos, e ainda ser corajosa em nome do amor que sente por Pai, enfrentando dezenas de perigos, e provando a si mesma que todos aqueles que diziam que ela não era capaz, por não ter cor e portanto não ter magia, estavam errados.
"Alice sabia que ser diferente sempre seria difícil; sabia que não existia magia capaz de abrir a mente fechada das pessoas ou acabar com as injustiças da vida. Mas também começava a entender que a vida nunca era vivida em termos absolutos. As pessoas a amariam e a desprezariam; elas mostrariam tanto gentileza quanto preconceito. A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era ser extraordinário, e ser extraordinário era uma grandíssima de uma aventura. Como o mundo a via, isso já não tinha importância. O que importava era como Alice se via.
E Alice escolheria amar a si mesma, diferente e extraordinária como era, todos os dias da semana."
É um livro leve, cheio de aventuras, perigos e situações cômicas (o que eu amei), e me lembrou um pouquinho "Alice no País das Maravilhas" (assisti o filme infantil apenas). E, se você gosta, provavelmente vai gostar da história dessa outra Alice também.
É isso! Conhecem algum dos livros da Tahereh Mafi? Gostou? Conhecia esse? Conversem comigo nos comentários!
É o primeiro livro da autora que leio e amei. Espero que tenham gostado da indicação. Beijinhos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário