quinta-feira, 5 de julho de 2018

Resenha + 5 motivos para ler: Depois das Cinco

Olá, pessoas! Tudo bem?
Do dia 25 ao dia 29 de junho, participei da minha segunda leitura coletiva. O livro é "Depois das Cinco", da autora Rossana Cantarelli Almeida, que também escreveu a duologia "Rock e Perfume".
Amei demais esse livro. Tem muitas lições presentes nele.


Livro: Depois das Cinco
Autora: Rossana Cantarelli Almeida
Páginas: 469


Sinopse:
Após a descoberta da traição de sua esposa com seu melhor amigo, Raul viaja para a Espanha por um ano depois de se divorciar. Quando retorna ao Brasil, está decidido a mergulhar no trabalho, bem como a concretizar seus projetos literários.
Ísis é uma jovem advogada curtindo suas primeiras férias, cheia de planos: leituras, cantar com sua banda, baladas.
Enquanto ele tenta recomeçar sua vida do zero; ela tenta resgatar quem realmente é.
Uma noite. Um palco. Uma música. Uma aposta. Tudo pode mudar.
Ísis, mulher de mente aberta, com uma voz potente e sensual, cheia de talentos, vira o mundo de Raul de cabeça para baixo.
Raul, bonito, inteligente e interessante, desperta em Isis sensações desconhecidas e conflitantes.
Um romance entre o Playboy e a cantora; entre o escritor e sua tradutora; entre o advogado chefe e sua subordinada. Tantas possibilidades de fracasso, teria como dar certo?
Só saberemos quando o relógio marcar depois das cinco.




Vamos aos cinco motivos para ler "Depois das Cinco":

#1: Personagens: neste livro os protagonistas são fortes, decididos, sofrem traumas ao longo da vida, mas não se fecham para o amor. São maduros, não ficam de "mimimi", e isso é maravilhoso! Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, alguns para amar, e outros para odiar.

#2: Temas abordados: sexualidade, assédio moral, traição, preconceito, e vários outros. Tudo de forma realista, sendo enfrentado por protagonistas seguros de si, modernos e de mente aberta.
A bissexualidade de Isis não está aqui com o intuito de polemizar nada, como acontece em muitos meios. Aqui é apenas um fato, e mostra como a protagonista lida com o preconceito em sua vida, o que achei importantíssimo. Este livro não é LGBT, mas traz o assunto da bissexualidade, que precisa ser falado, livre de esteriótipos. Nunca tinha lido um livro que abordasse esse tema, e o modo como ele aparece é muito interessante.

#3: Narrativa: contado em primeira pessoa, os capítulos são intercalados entre os pontos de vista de Raul e Isis. Conseguimos saber como cada um se sente do começo ao fim da história. Amei isso!

#4: Sem clichê: se você acha que vai adivinhar as ações e acontecimentos desse livro, abra sua mente e se livre de qualquer pré conceito, porque se tem algo que esse livro não é, é previsível. É isso que faz com que o leitor se prenda do início ao fim.

#5: A leitura é muito fluída, não "empaca" em nenhum momento, e ao acompanhar a jornada de cada um, não só romântica como profissional, você torce pela felicidade de ambos.


Espero que tenha te convencido a ler essa história maravilhosa, porque eu adorei conhecê-la. É diferente de tudo que já li. 
Caso eu não tenha te convencido, agora vamos à resenha:

Raul passou um ano sabático na Espanha, depois de uma traição, e volta ao Brasil. Está decidido a se dedicar ao trabalho e a concretizar seus projetos literários. Um personagem maravilhoso.

Isis é advogada e está curtindo suas primeiras férias, cheia de planos para o mês em questão. Além disso, também faz traduções e ama cantar nas horas vagas. É ótima em tudo o que faz e está tentando resgatar quem ela realmente é. Jovem e madura, adorei ela.

Tudo colabora para que eles se encontrem, e então temos o começo de uma história nada convencional.

Amei o fato de não se fecharem para o amor, apesar do que lhes aconteceu em suas vidas pessoais. São personagens maduros, decididos, em busca não só de romance, mas de sua realização profissional. Acho isso muito interessante e realista.

Algo que amei foram os pontos de vista diferentes, intercalando a narração em primeira pessoa dos protagonistas em cada capítulo. Nesse livro foi crucial, se eu não tivesse visto o ponto de vista de um ou outro, teria ficado com raiva de um deles, o que não aconteceu, pois sabemos o tempo todo como cada um se sente.

Temos aqui personagens para amar e odiar. Todos muito bem desenvolvidos, cumprem com sua "função" na trama, e são muito reais.

É uma característica da Rossana tratar de temas importantes e mostrar sempre alguns elementos de outros países. Aqui o espanhol é muito presente, e há até trechos de músicas em espanhol no início de cada capítulo. Algumas, assim como em seus outros livros, também tem destaque dentro do capítulo em questão.

Como temas importantes temos bissexualidade, assédio moral, traição, relacionamento abusivo, preconceito, superação e alguns outros. Todos muito bem explorados e encaixados de modo natural e convincente na história.

O livro está disponível na Amazon.

Amei e recomendo! Nada é previsível. @rossanacantarelli mais uma vez, muito obrigada mesmo. Amei participar da LC, interagir e conhecer pessoas novas. 

Espero ter convencido você, leitor, a ler esse livro maravilhoso, porque vale muito a pena!
Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário