quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Resenha + quotes: Crepúsculo

Como falar do livro que me tornou a leitora que sou hoje? Começando com um cosplay malfeito, é claro!


Bella vive com sua mãe e seu padrasto na ensolarada Phoenix, lugar que ama por ser sempre quente e seco, e é por esse motivo que, com pavor (mas ainda assim por vontade própria), resolve se mudar para a minúscula e chuvosa Forks, para morar com seu pai.


E é na escola em que ela vê pela primeira vez Edward Cullen, um garoto inumanamente bonito e estranho, que carrega consigo um mistério. Bella se vê atraída, e, quanto mais perto dele fica, mais perto ela está de colocar sua vida em risco.



Há muitos anos, quando li, o que mais gostei foi de ver retratado em um romance, o amor incondicional que Bella tem aos pais. Ela faria tudo por eles e simplesmente daria a vida se preciso fosse.


Os personagens são extremamente bem construídos, como podemos ver no Guia Ilustrado oficial da série; cada um com uma história de vida bem diferente, e personalidades marcantes.



Os cenários são de tirar o fôlego. Bella os descreve em detalhes, bem como os acontecimentos e seus pensamentos, narrando tudo em primeira pessoa e se tornando mais próxima do leitor. Amei ler e perceber que enquanto o fazia, compartilhava exatamente das mesmas emoções.


O amor de Bella e Edward é lindo, e o sentimento é forte, capaz de fazê-la não sentir medo algum, e fazê-lo lutar a cada segundo contra a sede que sente pelo sangue dela. Duas pessoas lutando para fazer tudo dar certo.


O livro já foi bastante criticado, mas é fácil perceber que não se trata de uma mulher em perigo, e sim de uma *humana* em perigo, um ser frágil se comparada aos vampiros, mas que no decorrer da trama se mostra forte e corajosa, e capaz de tudo para proteger os que ama.


É simplesmente meu livro favorito da vida, a primeira leitura que fiz de um livro não infantil por vontade própria, e fui cativada. Amo cada lugar, cada personagem, senti a raiva que Bella teve de alguns deles, mas no final não mudaria nada. Pra mim é simplesmente perfeita, e eu sou muito puxa saco meesmo!
Sou eternamente grata à Stephenie Meyer por criar esse universo.


Você já leu? O que achou? Me conte! E fique agora com uma enxurrada de quotes:



"Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de suas expectativas, é irracional se lamentar quando isso chega ao fim."


"Era lindo, é claro; eu não podia negar isso. Tudo era verde: as árvores, os troncos cobertos de musgo, os galhos que pendiam das copas, a terra coberta de samambaias. Até o ar filtrava o verde das folhas.
Era verde demais - um planeta alienígena."
.



"Era legal ficar sozinha, sem ter que sorrir e parecer satisfeita; um alívio olhar desanimadamente pela janela, para a chuva entristecendo tudo, e deixar algumas lágrimas escaparem."



"Eu não me relaciono bem com as pessoas da minha idade. Talvez a verdade seja que eu não me relaciono bem com as pessoas, e ponto final. Até a minha mãe, de quem eu era mais próxima do que qualquer outra pessoa do planeta, nunca esteve em sintonia comigo, nunca esteve exatamente na mesma página. Às vezes eu me perguntava se via as mesmas coisas que o resto do mundo. Talvez houvesse um problema no meu cérebro."


"Eu estava consumida pelo mistério representado por Edward. E um pouco mais do que obcecada pelo próprio Edward. Idiota, idiota, idiota. Não estava tão ansiosa assim para escapar de Forks como deveria, como qualquer pessoa normal e sã teria feito."


"E eu estava pensando em como o tempo parecia fluir de forma desconexa em Forks, às vezes passando indiscretamente, com cada imagem se destacando de forma mais clara do que outras. E depois, em outras ocasiões, cada segundo era significativo, grudado em minha mente. Eu sabia exatamente o que provocava a diferença e isso me perturbava."


"Porque, ao pensar nele, na voz dele, em seus olhos hipnóticos, na força magnética de sua personalidade, o que eu mais queria era estar com ele agora. Mesmo que... Mas eu não podia pensar nisso. Não aqui, sozinha na floresta que escurecia. Não enquanto a chuva a tornava sombria como um crepúsculo sob as árvores e tamborilava como passos no chão de terra emaranhado."



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário